Metodologia

S.O.S Vidas

Metodologia de Tratamento

Nossos tratamentos são compostos por etapas que incluem a desintoxicação, correção de desvios comportamentais e psicológicos causados pela dependência. Todo o tratamento é realizado por uma equipe de profissionais qualificados, formada por terapeutas, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e educadores físicos, entre outros, que tratam todas as áreas afetadas pela dependência das drogas e/ou álcool.
O Tratamento Masculino de reabilitação para dependentes químicos e/ou alcoólatras garante uma recuperação saudável e eficaz através de métodos de tratamento atualizados e desenvolvidos por especialistas.
O Tratamento Feminino de Dependência de Drogas e/ou Álcool, em nossa Clínica é exclusivo e moldado às reais necessidades Femininas, para que a Reabilitação seja alcançada com sucesso. Mulheres não podem ser tratadas em meio aos Homens ou em meio a uma estrutura física não adequada, elas precisam de exclusividade e de uma Clínica própria. Por este motivo disponibilizamos Clínicas Exclusivas para mulheres.

Fases do Tratamento

Primeira Fase - Desintoxicação: O processo de desintoxicação é o primeiro passo a ser dado no processo de tratamento da dependência química, é um período de adaptação e de conscientização. Nessa fase o paciente passará por avaliações psiquiátricas, psicológicas e físicas para que se possa ver a melhor metodologia a ser aplicada.

Segunda Fase - Reabilitação Psicológica: Tem como objetivo fazer com que o paciente tome consciência da sua realidade e evidenciar os danos que o uso drogas e álcool causaram, tratar aquilo que a levou ao uso de álcool e outras droga é fundamental no processo, as técnicas utilizadas são terapias individuais e de grupo, oficinas terapêuticas, reuniões baseadas na metodologia de N.A e A.A.

Terceira Fase - Plano de Prevenção à Recaída: O paciente receberá as ferramentas necessárias para dar continuidade ao seu tratamento após a alta, evitando episódios de retorno ao uso de álcool ou drogas.

S.O.S Vidas
S.O.S Vidas

Internações

Internações Voluntárias: Para pacientes que sentem a necessidade do tratamento. Que pediram ajuda! O tratamento voluntário é indicado para pacientes que sentem a necessidade do tratamento para a dependência química, e concordem em receber ajuda de uma clínica especializada no tratamento.

Internações Involuntárias: A internação involuntária é aquela realizada sem o consentimento do paciente, normalmente a pedido de familiares. É quando o indivíduo perde a autonomia e a capacidade de discernir o que é melhor para a sua vida, muitas vezes colocando-a em risco e/ou de terceiros, decorrente de uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e/ou droga). Habitualmente, são os familiares que solicitam a internação do paciente, sendo comum (neste estágio da doença) o dependente fazer promessas que nunca são cumpridas, chantagem emocional e até mesmo ameaças, na tentativa de não ingressar no tratamento, justificando assim seu estado de negação com ideias fantasiosas que não condizem com o contexto atual. De acordo com a lei (10.216/01), o familiar pode solicitar a internação involuntária. A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelecimento de saúde têm prazo de 72 horas para informar ao Ministério Público da comarca sobre a internação e seus motivos.

Estamos Online